Em parceria com a empresa Ambiente Brasil Engenharia, o Instituto OMNIS desenvolveu um sistema para gestão dos projetos/obras que será utilizado no registro de ocorrências ambientais.
Esse sistema permite que o responsável pelo monitoramento das ocorrências ambientais, possa fazer o registro dos dados coletados, em campo, utilizando uma caneta digital que transmite em tempo real as informações coletadas no local da ocorrência. O sistema automaticamente coleta as coordenadas georeferenciadas, informações de data/hora e permite ainda incluir fotos registradas no local que comprovem a ocorrência.
Esses dados transmitidos são registrados em um banco de dados central e o sistema pode inclusive disparar automaticamente alertas sobre os ocorrências classificadas como graves.
Os dados coletados são apresentados em mapas, gráficos e relatórios que permitem a gestão do projeto em tempo real.
Além disso, foi disponibilizado a ferramenta portal que permite a Ambiente Brasil disponibilizar as informações para o público em geral, para utilização própria, para a empresa concessionária que a contratar e para o órgão público que deve acompanhar as ocorrências.
Essa solução integrada permite dar uma maior agilidade e confiabilidade às informações prestadas aos clientes da Ambiente Brasil Engenharia no que diz respeito às ocorrências ambientais.