As empresas possuem diferentes tipos de ativos (bens) que estão distribuídos pelos setores e departamentos. Devido à quantidade de ativos e a freqüente movimentação física destes ativos, o inventário geralmente se encontra desatualizado. Por este motivo as Organizações precisam promover levantamentos periódicos, que são caros e demorados.

Atualmente a maioria das organizações utilizada plaquetas com códigos numéricos ou com códigos de barra para identificar estes ativos. Assim o inventário requer que em cada ativo, esta plaqueta seja localizada e o número seja lido. Isto torna o processo muito lento e trabalhoso.

O Sistema de Rastreamento de Ativos (Bens) do Instituto OMNIS, utiliza a tecnologia RFID e tem como objetivo auxiliar no controle dos ativos de forma automática registrando a movimentação e permitindo a localização dos ativos que estão perdidos na empresa.

Para localização do ativo que esteja extraviado o sistema disponibiliza uma solução integrada a um equipamento móvel que permite ao usuário se deslocar por diferentes setores da empresa, tentando localizar o ativo dentro de móveis, sobre as mesas ou até mesmo dentro de caixas, pastas, mochilas e bolsas. Para ativos que estejam sendo retirados de forma irregular da Organização o sistema permite também que sejam disparados alarmes através da instalação de portais fixos nos pontos de acesso.

O Sistema de Rastreamento de Ativos pode ser integrado a qualquer sistema de gerenciamento de bens existente na empresa e ainda manter compatibilidade com sistemas legados que ainda utilizam o código de barra.

Outra característica importante é que a implantação do Sistema de Rastreamento de Ativos pode ser feita em etapas de forma a se adequar às necessidades da empresa, elegendo os ativos que serão monitorados de acordo com a relevância e/ou custos dos mesmos para as atividades da empresa.