Na área de Sistema de Informação podem ser destacadas as seguintes atividades do Instituto :

  • Arquitetura de Sistemas;
  • Consultoria no Processo de software.


Arquitetura de Sistemas

O modo como um software é estruturado influencia na qualidade e no desempenho do sistema além da produtividade da equipe de desenvolvimento e manutenção.

A definição de uma arquitetura abrange a especificação de como os módulos de um sistema deverão interagir, a estruturação cada módulo, a construção ou utilização de um framework de desenvolvimento e a definição de quais padrões de projeto serão utilizados.

A criação de uma boa arquitetura de software é imprescindível para que haja uma boa produtividade porque padroniza o modo como o software é codificado, aumenta a qualidade, facilita a integração de novos membros à equipe por trazer uma terminologia que facilita a comunicação.

A definição de uma arquitetura é um trabalho extremamente técnico que necessita de profissionais com um grande conhecimento e experiência na tecnologia adotada.

Consultoria no Processo de software

A utilização de um processo bem definido no desenvolvimento de software é apontada como uma das principais causas do sucesso de um projeto. Uma empresa que tem a intenção de produzir software de qualidade deve ser capaz de seguir um processo institucionalizado no desenvolvimento dos sistemas. A adoção de um processo além de gerar um produto de qualidade torna a construção de um sistema mais palpável, de forma que os resultados decorrentes do trabalho da equipe podem ser mais facilmente acompanhados, medidos e analisados.

Atualmente existem vários modelos de processo de software, sendo mais conhecidos o RUP (Rational Unified Process) e o XP (Extreme Programming). Cada empresa pode aplicar o modelo que melhor se adequar ao seu perfil, projeto ou cliente.

Assim como em outras áreas de produção, existem normas que atestam se uma organização segue um processo bem definido, A mais conhecida é o CMMI (Capability Maturity Model Integration), baseada no conceito de maturidade no desenvolvimento de software.