Na área de Infra-estrutura podem ser destacadas as seguintes atividades do Instituto
- Análise de Performance;
- Migração de Plataforma tecnológica;
- Consolidação/Virtualização de serviços/Servidores;
- Definição de Arquitetura de Rede;
- Consultoria na adoção de Metodologia ITIL;
- Implantação de Política/Ferramenta de Gerenciamento de Redes.
Análise de Performance
A análise de performance de rede visa identificar os pontos de "gargalo" da infra-estrutura de rede. São verificados os componentes físicos e lógicos da rede de acordo com as melhores práticas do mercado e recomendações dos principais fornecedores.
Migração da Plataforma Tecnológica
Planejar e acompanhar a evolução tecnológica para decidir o melhor momento de adoção de uma tecnologia específica requer um conhecimento especializado, principalemtne quando representar uma mudança significativa no ambiente computacional existente. Muitos sistemas críticos de uma empresa necessitam de um cuidado ainda maior para a realização de uma migração, seja para uma nova versão ou para uma nova plataforma tecnológica.
Consolidação/Virtualização de serviços/Servidores
Não é incomum a existência de praticamente um servidor para cada serviço. Isto exige um espaço físico maior do que o necessário, além de dificultar a gerência desses serviços e equipamentos.
A consolidação de servidores visa reduzir o número de equipamentos utilizados para a prestação de um serviço. O exemplo mais prático é a consolidação de vários serviços de diretório de uma empresa em um único serviço fornecendo um login único.
A virtualização de servidores segue a tendência mundial de redução da quantidade de hardware em uma instalação, diminuindo custos e aproveitando melhor o espaço físico sem perder a performance.
Definição de Arquitetura de Rede
Planejamento e especificação de rede desde a topologia física, cabeamento estruturado, integração de serviços de voz/dados/imagem, ativos de rede ao desenho lógico dos serviços que devem ser disponibilizados.
Consultoria na adoção de Metodologia ITIL
ITIL (IT Infrastructure Library) é um conjunto de melhores práticas e guias para alinhar pessoas, processos e tecnologia de forma a melhorar a eficiência e previsibilidade do gerenciamento dos serviços. ITIL não é uma doutrina ou um padrão rígido e cada implementação é diferente e deve ser adequada para a necessidade de cada organização.
O ITIL é composto de duas áreas vitais para o gerenciamento de serviços: service support e service delivery. O ITIL é uma das metodologias que fazem parte da lei sarbanes-oxley do governo americano para as instituições, para tornar melhor a governança da área de TI.
Implantação de Política/Ferramenta de Gerenciamento de Redes
A implantação de ferramentas para a monitoração dos componentes de rede é uma atividade essencial que permite a interação com os diversos componentes para, a partir deles, obter informações sobre configuração e estado de funcionamento. Isto permite mostrar o estado da rede aos técnicos da gerência para acompanhamento e detecção de situações adversas.
Os processos de monitoração e controle devem obedecer a uma política de gerenciamento de rede estabelecendo os controles necessários para gerar relatórios para o SLA (Service Level Agreement) dos serviços prestados.